quinta-feira, 29 de março de 2012

Os Ovos Misteriosos

A Páscoa está a chegar e com ela muitos ovos. No atelier de escrita lemos a história "Os ovos misteriosos". Depois da leitura passámos ao trabalho de escrita que já é habitual. Em seguida os alunos fizeram um trabalho sobre a história para expôr nas janelas da "Partilha", pois este trabalho foi realizado em colaboração com os alunos do 1ºC, da professora Lurdes. Os alunos do 2ºC fizeram a galinha; os alunos do 1ºC pintaram os ovos após terem ouvido a história.






Experiências

Os pais do José foram convidados a vir à nossa sala para fazerem algumas experiências, já que esta é a sua área de trabalho e estudo. Foi muito giro e interessante e descobrimos coisas fantásticas. Os convidados apresentaram várias experiências, a saber:
1- Mensagem secreta

2- Água mágica




3- Balão mágico







4- Ovos misteriosos




5- Ar, água e fogo





6- Ovo na garrafa


7- Enganando os sentidos

8- Milho mágico




9- Exagero (Coca-cola e Mentos)



Balança de pratos

Com a ajuda dos pais, os alunos construíram balanças de pratos. Na sala de aula testámos os instrumentos, pesando alguns objetos do dia-a-dia dos alunos e verificando qual teria maior massa. Obrigada pela excelente colaboração!
 

 

 

 

A MAIOR Flor do Mundo

Nas sessões de atelier de escrita, lemos o único conto para crianças que José Saramago escreveu. Neste conto, o autor lamenta-se de não ter o dom de saber escrever para os mais pequenos, pois não domina a linguagem que os fascina e encanta, própria dos contos para crianças. Porém, após leitura da história "A maior flor do mundo", os alunos ficaram encantados, pois a história transporta-os para uma situação de imaginação muito rica e que poderia ter acontecido com eles. O herói da história é uma criança que resolve seguir a corrente de um rio e no cimo de uma colina encontra uma flor. Flor esta que está prestes a morrer, então resolve fazer várias descidas até ao rio e transportar água nas suas mãos, colocadas em forma de concha, para alimentar aquela flor e evitar que a flor morra. Fica cansado e resolve descansar debaixo da flor, que entretanto cresce de uma forma extraordinária. O Sol começa a pôr-se e os pais não sabem do paradeiro do menino. Como é que o descobriram? Perguntem aos meninos que ouviram esta história... Eles sabem...