segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Por causa de um ferrolho

Maria não conseguia dormir, por causa do barulho do portão que tinha o ferrolho estragado. Pediu ao Manel, seu marido, para o ir arranjar, mas a preguiça falou mais alto e deixou-se estar. Maria habituou-se àquele barulho e já dormia sem dificuldade. Certo dia, o porco foi apanhar ar. Saiu do chiqueiro e lá foi ele. Viu o portão aberto e fugiu. O Manel que estava a tratar o cavalo, ao vê-lo fugir abandonou o cavalo e foi atrás dele; a Maria, que estava a passar a ferro, viu o marido a correr atrás do porco e deixou o ferro em cima do lençol e foi a correr; a filha que estava a fazer a sopa para o jantar, ao ver aquilo deixou a sopa ao lume e correu atrás dos pais; o filho, que pintava a casa, ao ver aquela correria quis descer rápido da escada para correr atrás dos pais e da irmã que perseguiam o porco, mas estatelou-se no chão e partiu a perna. O médico deu-lhe dois meses de molho. Quanto aos outros, todos abandonaram os seus trabalhos e o resultado não foi bom! O cavalo destruiu a carroça aos coices; o ferro queimou o lençol de linho da Maria; a sopa agarrou-se à panela e nessa noite não houve sopa para o jantar; o outro partiu a perna e agora não pode fazer nada... E tudo por causa de um ferrolho que o Manel teve preguiça em arranjar! Quanto ao porco... desse ninguém soube nada... Alguém tirou proveito dele!
Resumo do conto de António Torrado, in E vão três

Imagens do trabalho pesquisado pelos alunos e organizado na sala de aula acerca do autor e do conto "Por causa de um ferrolho"



sábado, 25 de fevereiro de 2012

Carnaval

Princesas, Homem Aranha, Chinesas, Batman, Piratas, Hippies, Rainhas (boas e más!), Havaianas, Polícia, Bombeiro, Espanhola, enfim de tudo... Foi o Carnaval.

Concurso "Heróis da Fruta"

O vídeo da nossa turma está para votação no Projeto a que aderimos intitulado "Heróis da Fruta". Por não ser possível colocá-lo no Blog, pois já fiz várias tentativas e não se consegue carregar para o Blog, fica aqui o link para quem quiser votar. Votem!

Cataventos

Construímos cataventos na sala de aula. Foi necessário 1 copo de iogurte, 1 palhinha, 1 alfinete de cabeça, um lápis com borracha na ponta, dois triângulos de cartolina e agrafador. Vejam como fizémos: com o lápis furámos o copo de iogurte; colocámos o lápis no orifício com a borracha virada para cima; agrafámos os triângulos nas extremidades da palhinha e espetámos o alfinete de cabeça na palhinha e na borracha do lápis. Pronto, está a funcionar!




sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Cuquedo

O Cuquedo chegou à floresta a assusta todos os animais que estão parados no mesmo sítio, por isso eles andam de cá para lá e de lá para cá. Alguns acham aquilo estranho mas depois de saberem que o Cuquedo chegou à floresta, entram na andança de cá para lá e de lá para cá. Até que encontram o Cuquedo e BUUUU! Fica a imagem do material usado nas sombras chinesas. Onde estará o Cuquedo?...

Agradecemos a ajuda da estagiária Manuela!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Heróis da Fruta

No dia 10 de fevereiro procedeu-se à entrega dos diplomas "Heróis da Fruta", a todos os participantes no projeto. Vamos continuar a comer fruta e a cumprir os 10 mandamentos dos "Heróis da fruta"!

O ar tem peso?

Na sala de aula procedemos à realização de uma experiência, para verificarmos se o ar teria peso ou não. Necessitámos de dois balões, um pau, fio e um alfinete. Enchemos os balões, mais ou menos com o mesmo ar. Atámos fio aos balões, que de seguida foram presos nas extremidades do pau. Verificámos que estavam equilibrados. Depois de rebentarmos um balão, o balão com ar levantou o balão que estava rebentado. Concluímos que o ar ten peso.




quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça




Ao sair do seu buraco, alguém fez aquilo na cabeça da toupeira. Ela não gostou nada! E é claro, começou a procurar o autor daquela ação. Questionou vários animais e todos lhe provaram que não tinham sido eles. Sabem como? Fazendo aquilo... Até que encontrou duas moscas e elas sim conseguiram descobrir quem fizera aquilo na cabeça da toupeira. E como? Cheiraram e disseram:
- Isso é do cão Bernardo, do homem do talho.
A toupeira não esperou nem mais um minuto. Subiu à casota do cão Bernardo e... Plac! Fez-lhe também aquilo em cima da cabeça...



Divisão

Iniciámos a divisão no ambito da Matemática. Os alunos partem, repartem, dividem, partilham, enfim, até chgarem à solução correta. As tampinhas têm sido uma ótima ajuda.







A que sabe a Lua?

Sabem a que sabe a Lua? Os animais já sabem! Fizeram uma torre, uns em cima dos outros, e conseguiram provar a Lua. Foi o rato, o primeiro a prová-la e depois partilhou-a com os outros animais. Mas o peixe, que observou aquilo tudo do lago, achou muito estranho. Porquê tanto trabalho para fazer uma torre tão grande se ele tinha a Lua mesmo ali ao lado?...





quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A casa da Mosca Fosca

Dramatização da história "A casa da Mosca Fosca".
                                                 As personagens: Lobo Rebobo, Raposa Tremosa, Coruja Rabuja, Sapo Larapo, Escaravelho Carquelho, Mosca Fosca, Urso Lambeiro, Morcego Ralego e narradores.
                                                       Bolo de Amora
                                           Máscaras das personagens e bolo de amora.

Nota: Foi produzido um vídeo da dramatização da história, porém não o consigo carregar para o Blog...